Bom, como muitos devem saber eu estou escrevendo minha monografia e não tenho tido muito tempo de postar aqui, por isso tudo anda tão cinza e pálido. Mas hoje eu não consegui me controlar, Foucault me animou a mente!
Estava eu na Biblioteca Central do Gragoatá fazendo minha pequenas leituras de Foucault e Deleuze quando me deparei com quatro formas de organização espacial, descritas pelo Michel, que visam promover o controle dos corpos dóceis nas sociedades.
Uma destas formas se chama "clausura", e basicamente o autor diz que este método consiste em um quadriculamento do espaço, deixando cada um no seu quadrado e cada quadrado com seu cada um.
Foucault era, realmente, um ser visionário, não?
Agradecimentos ao Prof. André Luiz, graduado em História pela Universidade Federal Fluminense, pelo título do grande trabalho científico aqui postado.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
"Cada um no seu quadrado": Foucault e as formas de controle social na sociedade contemporânea
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
nossa, não sabia que a dança do quadrado era tão profunda. :S
Du caralhowwww!!!
Foucault, um visionário certamente!!!
Mas completo dizendo uma parada:
"Do teu apartamentinho na Zona Sul nao da pra ver esse tipo de coisa nao... Vc ta muito mal informado. Ta muito influenciado por jornalzinho e televisão." << Impossível falar de Foucault e nao lembrar desse clássico do cinema brasileiro/mundial!
vLw
Po, Dacal. Fiz um trabalho sobre esse tema pra Epistemologia!!!
Tenho um texto chamado 'Actas Freudianas', muuuito bom, se quiser te empresto.
Bjo
Postar um comentário