Não muito raro, em algumas empresas sem experiência em design e criação, você vê o profissional de criação trabalhando sozinho. Isso aconteceu comigo em todos os lugares que estagiei até hoje (não que tenham sido muitos os lugares, como você pode ver no meu curriculum). Em todas essas vezes eu senti muito a falta de alguém da minha mesma área para criar, outras pessoas me ajudaram muito com críticas, sem querer desmerecê-las, mas elas eram desenvolvedoras de sistemas, jornalistas, programadoras, pscicólogas etc, mas nenhum designer ou alguém que pretendia fazer criação na vida (não vale pensar em um fazendeiro aqui).
Duas pessoas criando juntas, o que rola? Elas falam besteira, elas brincam, se sacaneiam, dão pitacos no trabalho da outra, fazem brainstorm, riem. Uma pessoa criando sozinha, o que rola? Ela fica sentada em frente ao pc, olha trabalho dos outros, lê blogs, conversa no msn. Uma pessoa sozinha não tem quem critique o trabalho dela, não tem quem ajude a desenvolver pontos fracos, tudo que está na tela é o gosto dela e o que ela acha q deve ser o trabalho, nesse caso só a opinião dela importa.
terça-feira, 16 de junho de 2009
Duas cabeças pensam melhor que uma.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Ponta de cigarro também é lixo.
O cigarro. Não escondo que tenho um nojo profundo em relação a ele, não escondo que odeio sentir o fedor quando tem alguém fumando do meu lado e minha vontade é de dar um tapão no cigarro dessa pessoa, não escondo que eu acho que cada pessoa que resolva fumar, deveria andar com um cubículo fechado em si mesmo para fumar e não encher o saco de quem não fuma e não gosta do cheiro. Também acho um absurdo existir uma lei federal que proiba o fumo dentro de ambientes públicos fechados, mas que todo mundo ache super normal sentir o fedor de um cigarro dentro de boites ou bares.
Deixo alguns dados sobre fumo que peguei de uma reportagem no G1:
- “Atualmente, 18,8% da população brasileira com mais de 15 anos é fumante.”
- “No Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo.”
- “… fumantes passivos têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% mais chances de ter câncer de pulmão.”
Mas deixando minha indignação contra o cigarro de lado, eu queria falar de uma coisa simples, a ponta do cigarro. Eu poderia dar outra estatística aqui e falar que 98% das pessoas que fumam acham que aquela pontinha que sobre não é lixo e jogam elas naturalmente no chão, no lugar que estejam.
Como a maioria dos leitores daqui sabe, eu estudo no IACS, e sou orgulhoso de estudar lá e saber que existem muitas pessoas “antenadas” que se importam com movimentos sociais, se importam com poluição, com natureza. Mas é muito frequente ver algum fumante, lá, jogar essa pontinha de cigarro no chão. Sempre que vejo isso eu sinto uma raiva profunda! Quando minha mãe joga do meu lado eu também sinto uma raiva grande, mas já consegui ensinar a ela que aquilo também é lixo, então ela apaga direitinho e joga no lugar correto: uma lixeira.
Deixo aqui meu pedido encarecido para todos, fumantes ou não fumantes. Eduquem (-se)! Ponta de cigarro também é lixo!