terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cuba Libre!

Vou fazer um segundo post sobre Cuba, mas não Cuba de Fidel ou Raul, sim Cuba do Rum!

Creio que muitos de vocês conhecem e já beberam este drink chamado Cuba Libre, tão mais fácil de se fazer quanto implantar o capitalismo naquele pequeno país caribenho, né?
Então, eu tava pensando na maldade do nome dessa bebida tão admirada pelo mundo.

A palavra "Cuba", se refere ao rum, que segundo o wikipedia:

O rum é uma bebida alcoólica obtida a partir da destilação do melaço. O rum é uma bebida secular, de características refinadas e aroma suave.

Originalmente, era produzido em Cuba (século XVI). Feito de canas frescas trituradas ou do seu melaço, a bebida começou a ser apreciada no século XVII, quando foi divulgada como um poderoso medicamento capaz até de “exorcizar os demônios do corpo”.

Já a palavra "Libre" se refere àquela bebida de tom negro com uma identidade vermelha e a garrafa tem uma cinturinha. Se refere a um dos ícones do capitalismo no mundo, a Coca Cola. Ainda segundo o wikipedia:
Durante as comemorações do 4 de julho de cada ano, o hábito de beber Coca-Cola é um ato simbólico de pró-americanismo, ou seja, de sentimento de aprovação da política e do modo de vida dos Estados Unidos da América por pessoas de outros países.
Então, qual é a maldade no nome do drink Cuba Libre? Cuba Livre é aquele sentimento cubano, aquele tempero caliente caribenho, regado à capitalismo e neoliberalismo. Para Cuba ser livre, Coca Cola nela!
Ainda no wikipedia, um pouco da historia do drink:

Cuba Libre é uma bebida feita à base de rum claro e refrigerante de cola, levando também o suco de meio limão.

Atribui-se a invenção desta bebida aos soldados norte-americanos que ajudaram nas guerras da independência cubana (1898). Explica-se, assim, o seu nome. Em alguns países, nomeadamente em Cuba, algumas pessoas referem-se-lhe carinhosamente como "una mentirita", devido ao facto de Cuba não ser verdadeiramente livre.



Um comentário:

Leo Lagden disse...

O nome é bem polêmico, mas realmente a bebida é muito boa...rsrs